segunda-feira, 19 de março de 2018

Semana da Água no RN começa nesta segunda, 19

Da redação
Com informações da TRIBUNA DO NORTE

O Dia Mundial da Água está se aproximando e, em todo o mundo, organizações, instituições, empresas e outros setores da sociedade civil organizada planejam programações em comemoração a esse dia tão representativa. Neste ano, com a temática “A resposta está com a natureza”, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), realiza uma ampla programação, que inicia nesta segunda-feira, 19 de março, e segue até a sexta-feira, 23.

Na Semana da Água 2018 será realizado o Seminário Técnico, que será aberto ao público. Nesta edição, o tema geral escolhido será “Água e Integração de Sistemas Ambientais - Desafio para a Segurança Hídrica”, e terá a participação de especialistas, técnicos e pesquisadores, dias 22 e 23 de março, na Escola de Governo, no Centro Administrativo. Durante dois dias, nomes importantes do saneamento falarão sobre assuntos que vão de águas subterrâneas aos planos de segurança hídrica do Estado.
Com as chuvas dos últimos dias de fevereiro e do final de semana no Rio Grande do Norte e Paraíba, Barragem do Açu passou a acumular 284 milhões de metros cúbicos
Situação dos mananciais de superfície do Rio Grande do Norte será discutida durante evento

Ainda na programação do Seminário, os participantes poderão acompanhar em uma sala especial, montada com tecnologia de projeção mapeada, o ciclo da água no meio ambiente. “Estamos realizando uma semana que aborde a importância da água e, principalmente, que lance luz sobre esta temática vital para todos”, explica Josivan Cardoso, diretor presidente do Igarn.

Sobre a data

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água tem o objetivo de promover a discussão sobre o consumo consciente da água no planeta e a nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Por isso, neste mesmo dia, a ONU também divulgou a “Declaração Universal do Direito da Água”, documento muito importante para a causa.

Em meio a tantos desastres de contaminação de água que têm ocorrido nos últimos tempos, é essencial que se discuta sobre como temos consumido esse bem tão precioso e necessário à nossa existência. 

SERVIÇO

Inscrições e programação completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário