segunda-feira, 19 de março de 2018

Religiosidade: Fiéis comemoram Dia de São José em Angicos, RN

Da redação
Com informações da TRIBUNA DO NORTE

Sinônimo de esperança e fé para o sertanejo, o dia de São José, comemorado nesta segunda-feira (19), é marcado por festividades e solenidades religiosas em Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. Este ano, o lema da festa é “São José, inspira-nos a ser sal da terra e luz do mundo”. Em frente à igreja matriz, construída no século 19, fiéis agradeciam ao santo padroeiro da cidade. 
Fiéis acreditam que chuvas no dia de São José são sinais de bom inverno
Fiéis acreditam que chuvas no dia de São José são sinais de bom inverno

A data carrega um significado especial para o sertanejo nordestino. Segundo a tradição, caso chova no dia 19 de março, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta. 

O Dia de São José é carregado de esperança para o agricultor Francisco Luiz de Moura, 68 anos. Nas primeiras horas da manhã, o idoso pegou um ônibus de Itajá até Lages. Há décadas, Francisco cumpre a tradição de agradecer pela colheita do ano anterior e pedir um “bom inverno” a São José. “O certo é plantar no dia do padroeiro”, frisou o agricultor, que espera uma boa safra para este ano. “Até agora tem chovido. Vamos esperar os próximos meses”, disse. 

Nos últimos dez dias ocorreram celebrações de novenário, missas, recitação do terço e Ofício de Nossa Senhora. Hoje, em Angicos, a programação é dedicada ao santo padroeiro da cidade. Às 6h ocorreu a missa dos devotos do pai terreno de Jesus Cristo, presidida pelo pároco padre Severino Neto.

Logo mais, às 9h, ocorrerá a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; às 16h, procissão com a imagem de São José, pelas principais ruas da cidade, culminando com missa, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.

História 

São José é um dos santos mais populares da igreja católica, tendo sido proclamado “protetor da igreja católica romana; por seu ofício, “padroeiro dos trabalhadores” e, pela fidelidade a sua esposa, Maria, a mãe de Jesus, “padroeiro das famílias”, sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário