quinta-feira, 15 de março de 2018

Relembre o ABC campeão de 2000, o último a vencer dois turnos no RN

Alvinegro pode repetir este feito com vitória sobre o Força e Luz no sábado. Técnico em 2000, Didi Duarte compara equipes e momentos vividos pelo clube.

Da redação com GloboEsporte.com
Por Leonardo Erys, Natal

Depois de 18 anos, o ABC pode conquistar um Campeonato Potiguar de forma direta, sem a necessidade de uma final. Se vencer o Força e Luz neste sábado no Frasqueirão, o Alvinegro ganha o segundo turno e, como já havia levado o primeiro, se sagra campeão estadual de 2018.

A falta de uma decisão é um fato raro no estadual do Rio Grande do Norte. A última vez que isso aconteceu foi em 2000, exatamente com o Mais Querido, que levou os dois turnos da competição e evitou o jogo final. De lá pra cá, nenhum clube conseguiu o feito.

- Naquele ano nós conseguimos fazer um time muito competitivo e também técnico. O Campeonato Potiguar era a competição de maior importância para a gente. E nós conseguimos ir bem também na Copa do Brasil, foi o ano em que caímos para o Palmeiras (nas oitavas de final). Isso deu uma ajuda financeira importante também para o clube - lembra Didi Duarte, técnico do ABC naquela época.

Uma semelhança entre a equipe daquela temporada e desta está na formação. Assim como o time comandado por Ranielle Ribeiro, o elenco de 2000 também tinha vários jogadores nascidos no Rio Grande do Norte. Neste ano, titulares como Arez, Tonhão, Erivélton, Wallyson e Matheus (que já deixou o clube) são potiguares.

Para o ex-lateral-esquerdo Tecy, titular daquela equipe, usar a "prata da casa" era importante, já que dava um aspecto de unidade ao grupo.

- Assim como hoje, o elenco daquela época era com maioria prata da casa. Era um grupo que tinha muita união e se cobrava muito também. Isso tudo facilita. A gente se doava, jogava com amor - lembra o lateral-esquerdo Tecy, nascido na cidade de Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte.

O time base campeão do estadual de 2000 era formado por Sadi, Moisés, Bartô, Mário César e Tecy; Humberto, Marquinhos, Márcio Cardoso e Marcelo Alves; Reinaldo Aleluia e Leonardo.

Confusão em 2000

No Campeonato Potiguar de 2000, o primeiro turno era dividido em dois grupos de cinco clubes e os três primeiros passavam para a fase seguinte, em que aconteceriam confrontos de mata-mata. O regulamento definia que haveria um triangular final na sequência, o que não aconteceu por conta de um imbróglio.

Isso porque o América-RN venceu o Alecrim por 2 a 1 e perdeu na volta pelo mesmo placar na segunda fase. O ABC empatou os dois duelos com o Corintians de Caicó por 1 a 1. Os dois grandes passaram de fase, mas a Liga Desportiva Caicoense conseguiu uma liminar na Justiça, já que não havia definição no regulamento da competição de quem avançaria em caso de dois resultados iguais.

Após um duelo entre Corintians e Alecrim, vencido pelo time de Caicó, foi formado um quadrangular final (com ABC, América-RN, Corintians e São Gonçalo), disputado por pontos corridos, que deu o título ao ABC.

O segundo turno seguiu o mesmo formato, com a equipe de melhor campanha entre as eliminadas no mata-mata chegando à decisão. O ABC novamente venceu o quadrangular decisivo.

- O que é importante dizer é que não houve benefício ao ABC na competição. O ABC tinha um grande time, assim como o América-RN. Surgia o São Gonçalo também no futebol do estado, além do surpreendente Atlético de Piranhas e da boa campanha do Alecrim. Mas, apesar do que aconteceu, não houve qualquer benefício ao Alvinegro, que tinha um grande time e fazia boa campanha na Copa do Brasil também - conta o pesquisador de futebol potiguar, Marcos Trindade.

Artilheiros

Nesta temporada, o ABC poderá ter pela quarta vez seguida o artilheiro da competição. Wallyson e Matheus dividem a artilharia com seis gols cada. Em 2015, Kayke foi quem mais marcou gols na competição, assim como Nando em 2016 e 2017. Em 2000, o Alvinegro também teve o homem que mais balançou as redes no estadual: o atacante Leonardo, que fez 26 gols.

"Trabalho mais difícil"

O ABC pode se sagrar campeão potiguar com uma rodada de antecedência. Em 12 jogos neste estadual, o Alvinegro venceu 11 partidas e perdeu apenas uma - tem um aproveitamento incrível de 91% dos pontos disputados.

Com aquele título de 2000, o ABC chegou ao tetracampeonato estadual. Desde então, não houve sequer um tri, feito que o Alvinegro pode conquistar este ano.

- Aquele time ainda é referência hoje. E jogou em um cenário muito difícil, com o América-RN ainda mais competitivo, com os times de Mossoró e dos demais interiores fortes naqueles anos. Mas esse ABC está no caminho certo - destaca Tecy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário