terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Qual é o nome da mulher que aparece nas cédulas de real?

Da redação com UOL
Por Felipe Branco Cruz

Minha avó Sebastiana, de 86 anos, me ligou uns dias atrás. Ela queria que eu a ajudasse com um desafio contra a vizinha, a Dona Judite, uma senhorinha muito simpática que mora na mesma rua, em Barra Mansa (RJ). Afinal: qual é o nome da mulher que aparece nas cédulas de real?

Eu respondi que era a efígie da República. “‘Efígie’, que nome estranho. Vou avisar a Judite”, ela me disse, e toda animada desligou o telefone. Achei engraçado porque o único objetivo daquela ligação era saber o nome da mulher da nota. Ela nem mesmo perguntou como eu estava.

A efígie
Nós vemos a cara dessa mulher todos os dias e não temos a menor ideia do que ela significa ou porque ela foi escolhida para ilustrar as nossas cédulas. No caso da minha avó, essa dúvida surgiu naquele dia e deve ter rendido acaloradas discussões enquanto ela e a dona Judite tomavam café e comiam bolo de fubá.

Mas “Efígie” não é o nome da mulher, e sim o nome que se dá pra qualquer imagem representada nas cédulas. Por exemplo, no Reino Unido, a efígie da libra esterlina é o retrato da Rainha Elizabeth 2ª (veja acima).

Já o dólar tem sete efígies, representadas por cinco ex-presidentes George Washington (US$ 1) , Thomas Jefferson (US$ 2), Abraham Lincoln (US$ 5), Andrew Jackson (US$ 20) Ulysses S. Grant (US$ 50) e outros dois americanos que não foram presidentes, o primeiro Secretário do Tesouro, Alexander Hamilton (US$ 10) e o cientista e um dos líderes da Independência dos EUA, Benjamin Franklin (US$ 100).

Nenhum comentário:

Postar um comentário