sábado, 18 de março de 2017

Atravessando momentos ruins, ABC e América buscam recuperação no 525º Clássico-Rei da história

Vindos de eliminações recentes, clubes entram em campo para acabar com má fase; 2º turno do Estadual é a última cartada para a dupla salvar o 1º semestre

Da redação com AGORA RN
Por Rodrigo Ferreira 




















As últimas semanas foram cruéis para os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte. Rivais eternos, ABC e América acumularam fracassos. No caso do Alvinegro, foram três duros golpes em menos de 15 dias: a perda do título do 1º turno do Estadual e as eliminações nas Copas do Nordeste e do Brasil. Do outro lado, eliminação precoce na Taça Cidade do Natal e péssimo início de Copa RN. O Alvirrubro, agora comandado pelo treinador Flávio Araújo, tem dado continuidade a fase tenebrosa que atravessa desde o ano passado.

Como oportunidade para reafirmação, as duas equipes vão entrar em campo e duelar neste domingo (19), a partir das 18h30, no Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão). O jogo, válido pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar, marcará a estreia abecedista na segunda parte do torneio já que as rodadas anteriores foram remarcadas devido aos compromissos pela Copa do Brasil. A partida deste fim de semana, especificamente, será o 525º embate entre os rivais eternos do futebol potiguar.

De acordo com dados fornecidos pelo pesquisador Marcos Trindade à reportagem do Agora Jornal, ABC e América já se enfrentaram 524 vezes entre 1915 (ano em que foram fundados) e 2017. Em números fracionados, são 183 vitórias do ABC, 165 empates e 175 vitórias do América. Um resultado é desconhecido (amistoso disputado no início da década de 1940) pelo fato dos jornais da época não divulgarem o placar da partida.

O último registro de embate entre as duas equipes está datado no dia 22 de janeiro deste ano, quando houve vitória abecedista na Arena das Dunas por 1 a 0. O gol, na oportunidade, foi anotado pelo lateral-esquerdo Romano. Em toda história, o ABC já marcou 694 gols, enquanto o América balançou as redes 637 vezes. O saldo positivo para o time de Ponta Negra é de 57 tentos.

No Frasqueirão, palco do jogo deste domingo, os números entre as equipes são mais equilibrados. Inaugurado em 2006, o estádio recebeu o primeiro Clássico-Rei em junho daquele ano e teve resultado favorável ao América de 3 a 1. O último jogo foi realizado no ano passado, pela Série C, mas desta vez teve vitória Alvinegra por 1 a 0. Em linhas gerais, já foram disputados 23 clássicos no Maria Lamas, com 9 vitórias abecedistas, 9 empates e 5 vitórias americanas. O ABC marcou 31 gols e o América anotou 26 vezes.

Temporada 2017

Individualmente, ABC e América estão fazendo campanhas irregulares nesta temporada. Os clubes disputaram, até então, 18 e 15 jogos, respectivamente, mas os aproveitamentos são baixos. Enquanto o time da zona Sul de Natal aproveitou 46,2% dos pontos disputados, o América só soma, até aqui, 40% de aproveitamento.

Nos 18 jogos que fez, o ABC venceu 6, empatou 7 e perdeu 5, tendo marcado 25 gols e sofrido 21. Já o América, nas 15 partidas disputadas até este fim de semana, venceu 5, empatou 3 e perdeu 7, marcando 14 gols e sofrendo 15. O último jogo alvirrubro foi disputado nesta quarta-feira (15) e terminou com o resultado de 3 a 1 em favor do Potiguar de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário