sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Justiça manda parar obra em área de sítio arqueológico no RN

Uma quadra esportiva era construída na área que fica em Santana do Matos.
Decisão liminar prevê multa diária de R$ 1 mil caso a obra não seja paralisada.


Da redação com G1 RN                                                       Foto Reprodução
O Ministério Público Federal (MPF) em Assu obteve uma liminar que obriga a paralisação de uma obra realizada em área ocupada ilegalmente, no interior do Rio Grande do Norte. O espaço - onde estava sendo construída uma quadra esportiva - fica dentro do Sítio Arqueológico Santa Maria, no Município de Santana do Matos, que contém pinturas rupestres pré-históricas.

Na ação de autoria do procurador da República Victor Queiroga, o MPF aponta que a construção representa uma “grave agressão à integridade do sítio arqueológico”. O artigo 3º da Lei nº 3.924/61, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos, proíbe o aproveitamento econômico dos sítios arqueológicos e a obra em Santana do Matos pode causar impactos irreversíveis à integridade do Santa Maria.

Pinturas
O sítio arqueológico Santa Maria apresenta vários painéis de pinturas rupestres da tradição agreste, com representações temáticas englobando formas humanas e de animais, além de símbolos não identificáveis. No mérito da ação, além da paralisação da obra, o MPF requer que o responsável pela obra deixe a área, demolindo todas as construções irregulares e retirando todo material do local.

A decisão liminar prevê multa diária de R$ 1 mil caso a obra não seja paralisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário