domingo, 12 de fevereiro de 2017

Chuva forte e demorada enche pequenos açudes e barragens nos municípios do Oeste do Potiguar

Da redação com Mossoró Hoje


















Chove forte em toda região Oeste do Rio Grande do Norte. Não existe um registro de quantos milímetros, pois varia muito de município para município. Em Mossoró e Caraúbas, a chuva começou ainda na noite de sábado e já são 9 horas do domingo, 12, e ainda chove.

Vários pequenos açudes já estão sangrando. Um dos primeiros a registrar sangria é a Barragem de Triunfo Potiguar, no Médio Oeste. A barragem começou a sangrar por volta das 23 horas deste sábado. Os moradores foram ao local soltar foguetões e gravaram vídeos.

"Olhe aí o mar d'água", comenta o morador gravando imagens da sangria da Barragem de Triunfo Potiguar RN

Em Caraúbas, o blogueiro Leyson Carlos relatou que também chove forte na cidade e na zona rural desde à noite de sábado. Ele publica fotos de açudes sangrando no Riacho do Mulado, na Diamantina e registra que também choveu forte em outras comunidades rurais do município.

Entre Messias Targino e Patu: "Quando Deus quer é assim, viu", narra o internauta gravando o vídeo.

A situação também é de chuvas fortes em Apodi, Campo Grande, JanduÍs, Messias Targino, entre outras cidades. Em Apodi, o MOSSORÓ HOJE recebeu vÍdeo de muita água chegando À Lagoa do Apodi, que devido aos sucessivos anos de seca, está praticamente sem água.

O sindicalista Agnaldo Fernandes deu uma volta pelas localidades rurais no município de Apodi, fazendo fotos e vÍdeo. "Eiiiiiiiiiiiita que chuva boa, olha", conta o internauta gravando o vÍdeo no Sídio Sororoca, na zona rural de Apodi.

Mais perto do litoral norte do Rio Grande do Norte, as cidades de Areia Branca, Serra do Mel, Grossos, Porto do Mangue, Tibau, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Guamaré, entre outras, também recebemos informes de chuvas fortes neste domingo.

Em Upanema, Apodi e no Vale do Açu, Pau dos Ferros, Lucrécia, Patu, Caraúbas e São Miguel a principal expectativa é com relação aos reservatórios de água doce destas cidades, que servem para abastecer as demais próximas, especialmente a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

O internauta Eudes Fernandes registrou esta imagem na manhã deste domingo, 12, ressaltando que as águas das primeiras chuvas ainda não estão chegando em volume considerável na Barragem de Pau dos Ferros, que abastece as cidades da região do Alto Oeste.
















Em Mossoró, a chuva começou na noite de sábado e já são 9 horas do domingo, 12, e ainda chove. A cidade registrou vários pontos de alagamentos, novamente nas imediações do Colégio Diocesano, do Hiper Bom Preço, na Rua João da Escócia, no Centro e nas regiões das Barrocas.

Devido à grande quantidade de entulhos, em alguns pontos o Canal do Thermas transbordou, levendo preocupação aos moradores que tiveram água invadindo suas casas durante a madrugada. Na manhã deste domingo, a água escoava novamente no canal.

Alerta
















"Se você está gostando das chuvas e quer curtir elas com saúde, vá até o seu quintal e vire todos os recipientes que possam acumular água, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue e cole isto no seu mural para que outras pessoas lembrem de fazer o mesmo. Todo mundo ligado contra a dengue, zika e chikungunya. Elimine os criadouros do mosquito transmissor. Um simples gesto pode salvar uma vida. Nossa responsabilidade", escreveu Flávia Freire, em suas redes sociais. A recomendação é fazer furos nos fundos dos vasos ou já compra-los assim (foto) e irrigar a planta com estilo lamparina, usando um tubo fechado em baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário