sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

NOTA SOBRE PUBLICAÇÃO DE DOCENTE (DHIEGO FERNANDES) EM REDE SOCIAL.

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SEÇÃO NATAL / SINASEFE-NATAL

Natal, 31 de janeiro de 2014.

NOTA SOBRE PUBLICAÇÃO DE DOCENTE EM REDE SOCIAL

O Sinasefe Natal, diante dos últimos acontecimentos envolvendo professor vinculado ao Campus Pau dos Ferros e seus comentários sobre aquela cidade, repudia com veemência a postura adotada pelo referido docente, ao mesmo tempo em que lamenta a exposição negativa que este fato tem trazido ao IFRN.

Entendemos que a ação do docente fere de maneira frontal a conduta ética que se espera de um professor, assim como nem de perto condiz com o papel de servidor público no exercício do cargo. Além disso, seus comentários ofendem de maneira reprovável o distinto povo de Pau dos Ferros, que traz consigo a força de luta comum a todos os nordestinos, os quais precisam aprender a lidar desde cedo tanto com as adversidades regionais quanto com a ineficácia das políticas públicas implantadas.

Consideramos imprescindível, por fim, que sejam tomadas todas as providências cabíveis por parte da Reitoria do IFRN, no sentido de apurar os fatos com rigor e imparcialidade, adotando medidas que busquem evitar casos lamentáveis como este.

Nossa solidariedade ao povo de Pau dos Ferros!

Sinasefe Natal

*RN Política em Dia

REFORMA: Presidente confirma trocas em ministérios

Posse está prevista para segunda-feira. Outros sete ministros devem deixar seus postos para se candidatar

Brasília A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a terceira de suas reformas ministeriais. Aloizio Mercadante, Arthur Chioro, José Henrique Paim, assumirão respectivamente Casa Civil, Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

Aloizio Mercadante, Arthur Chioro e José Henrique Paim assumirão, respectivamente, a Casa Civil, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Outros sete ministérios devem ser alterados Fotos: agência brasil, folhapress e miguel portela

A posse está prevista para a próxima segunda (3), na parte da manhã, no Palácio do Planalto. Já as transmissões de cargo serão feitas em cada um dos ministérios no mesmo dia, à tarde.

Ao menos outros sete ministros atualmente no governo também devem deixar seus postos para se candidatar. São eles: Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Antônio Andrade (Agricultura), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Gastão Vieira (Turismo) e Marcelo Crivella (Pesca).

Essa segunda etapa da reforma ministerial, que deve reacomodar no Executivo os partidos que compõem a base de apoio ao governo Dilma, deverá ser anunciada posteriormente. A petista tem sofrido pressão de partidos da base, em especial do PMDB.

Há também expectativa de troca do comando da Secretaria de Relações Institucionais, ocupada atualmente por Ideli Salvatti, responsável pela articulação política com o Congresso. Segundo fontes do Planalto, outra mudança deve ocorrer na Secretaria de Comunicação Social, com a substituição da ministra Helena Chagas, atual titular da Comunicação Social pelo atual porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

Novo comando

Aloizio Mercadante, que era o titular da Educação, já vem despachando no Palácio do Planalto desde a semana passada. Ele substituirá a ministra Gleisi Hoffmann, que sairá candidata ao governo do Paraná pelo Partido dos Trabalhadores neste ano.

Na saída de Mercadante, o Ministério da Educação (MEC) definiu em 2014 um reajuste de 8,32% no piso nacional dos professores da educação básica e causou atrito com a categoria. Paim, que era secretário-executivo do MEC, assumirá o posto deixado pelo petista.

No lugar de Alexandre Padilha na Saúde, ficará Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). Padilha, por sua vez, será o candidato do PT ao governo de São Paulo.

Chioro é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa. Chioro afirmou que não vê "nenhuma irregularidade" em ser sócio de uma consultoria que atua na área da saúde ao mesmo tempo que ocupa o cargo de secretário municipal da Saúde em São Bernardo do Campo (SP), mas pediu afastamento da empresa e cedeu as ações para sua mulher, Roseli Regis dos Reis.

Repercussão

O início das mudanças na equipe ministerial da presidente Dilma Rousseff ontem causou repercussão entre os líderes dos partidos no Congresso Nacional.

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT), disse que a primeira parte da reforma no primeiro escalão do governo coloca as "pessoas certas nos lugares certos". "Mercadante na Casa Civil é um grande político, uma cabeça política de gestor. O Chioro na Saúde tem experiência acumulada da gestão em São Bernardo do Campo. E o Paim já era uma chave pensante no Ministério da Educação", pontuou.

Já o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), disse que as trocas representam "uma ação entre amigos" e que não vê "nenhum brilho especial" entre os indicados. "É uma montagem de governo que se confunde com uma ação entre amigos. É sabido que o ministério da presidente não tem nenhum brilho".

Diário do Nordeste

RIO SÃO FRANCISCO: Ministro vistoria obra de transposição

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, desembarca hoje no Ceará para acompanhar de perto o andamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A vistoria passará pelos municípios de Jati e Mauriti e será acompanhada pelo governador do Estado, Cid Gomes.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, as visitas técnicas iniciarão com um sobrevoo para observação das obras das Estações de Bombeamento 2 e 3 - EBI 2 e EBI 3 - e também os antigos lotes 3 e 4, na região de Salgueiro, em Pernambuco, e Penaforte, no Ceará. Em Jati, o ministro Francisco Teixeira e o governador vão acompanhar os trabalhos da Meta 2 Norte e, em seguida, visitarão o canteiro de obras da barragem que leva o nome daquele município.

Teixeira e Cid Gomes também sobrevoarão os trechos de obras compreendidos entre os municípios de Brejo Santo e Mauriti, onde estão sendo construídas as barragens de Porcos, Cana Brava e Cipó. Às 10h, ambos irão vistoriar as obras da Meta 3 Norte, em Mauriti.

Retorno

Francisco Teixeira esteve no Ceará pela última vez no fim de dezembro do ano passado. Na ocasião, ele sobrevoou o trecho da Meta 2N (Norte) das obras da Transposição do Rio São Francisco, no município de Jati. No local, operários trabalhavam na desobstrução de pontos atingidos pelas chuvas da época.

Em alguns locais, inclusive, pontos de alagamento impediam a passagem de veículos de pequeno porte. Máquinas e tratores, por exemplo, estavam sendo deslocados para estas regiões para que o trabalho de nivelamento fosse feito em caráter de urgência. Após a conclusão dos serviços de desobstrução dos trechos atingidos pelas chuvas, todos os trabalhos foram interrompidos no local, devido ao recesso de fim de ano. Os operários só retornaram no dia 5 de janeiro.

Diário do Nordeste

Futebol Potiguar: ABC garante vaga no Estadual com boa vitória


No seu segundo jogo no Arena das Dunas, o ABC venceu mais uma partida na primeira fase do Estadual, por 3x0, contra o Palmeira de Goianinha, na noite de ontem. Os gols foram marcados por Gilmar, Beto e Lúcio Flávio, todos na segunda etapa. A vitória não foi suficiente para fazer o alvinegro roubar a liderança do Globo, que empatou com o Alecrim por 1 a 1 e vai tentar o primeiro título de sua recente história.

O ABC entrou em campo atrás da vitória para tentar ir à final do primeiro turno, mas, o que se viu dentro de campo foi um time errando muitos passes, principalmente pelo lado direito, com Michel Schmoller, improvisado na lateral direita e com o atacante Alvinho, que foi bastante criticado pelos torcedores abcedistas presentes no Arena das Dunas. Os únicos lances de perigo durante todo o primeiro tempo foram todos do ABC.

Aos 15 minutos, Somália tabelou com Gilmar, entrou na área e chutou. A bola desviou na zaga do Palmeira de Goianinha e quase engana o goleiro Messi, indo para fora. Aos 18 minutos, Gilmar lançou Alvinho, que entrou livre na área e na hora do chutou, mandou a bola para fora. Aos 33 minutos, o principal lance do jogo.O lateral esquerdo Rayro cobrou falta no ângulo e Messi, atento, faz grande defesa, colocando a bola para escanteio. 

No segundo tempo, o ABC foi mais agressivo dentro de campo e acabou sendo premiado com o gol, logo aos sete minutos. Gilmar tabelou com Élvis e recebeu na medida, dentro da área e de primeira, para chutar forte, no ângulo de Messi, para abrir o placar e marcar seu primeiro gol na Arena das Dunas. O alvinegro seguiu pressionando e chegou ao segundo gol aos 38 minutos, depois que Rayro cruzou rasteiro, a defesa do Palmeira não conseguiu afastar e o atacante Beto chutou para ampliar. Logo em seguida, foi a vez de Lúcio Flávio, aproveitar cruzamento de Rayro e tocar para o fundo do gol.

“Temos que aperfeiçoar tudo que não fizemos bem nesse primeiro turno e entrar no segundo turno com força total”, disse o atacante Gilmar.

A má notícia da noite ficou por conta da organização do estádio, que abriram apenas dois portões para a torcida e o que tinha ficado combinado era que três seriam abertas. “Somos o mandante do jogo, mas não mandamos em nada. Não sabia que apenas dois portões estavam abertos”, protestou o presidente do ABC, José Wilson. 

FICHA TÉCNICA:
ABC 3x0 PALMEIRA

Estádio: Arena das Dunas, Natal/RN
Data: 30.01.14
Árbitro: Ítalo Medeiros de Oliveira
Público: 3.645 torcedores
Renda: R$ 67.175,00

GOLS:
ABC: Gilmar, aos 7´, Beto, aos 38´ e Lúcio Flávio, aos 41´do 2º T

ABC: Bruno Fuso; Michel Schmoller, Paulão, Samuel e Rayro; Daniel Paulista, Somália e Maicon Talheti (Lúcio Flávio); Alvinho (Elvis), Gilmar e Beto (Lynneeker). Técnico: Roberto Fernandes

PALMEIRA: Messi; Cuiabá (Bruno), Jobert, Jardel e Assis; Nino (Ronan), Sheik, Bob e Hendrick; Rael (Poty) e Quirino. Técnico: Dário

TRIBUNA DO NORTE

Eleições: PMDB define prazos para formar alianças no Estado

O PMDB definiu o mês de fevereiro como prazo final para fechar as alianças partidárias e março para a definição dos nomes da chapa majoritária. A executiva estadual do partido se reuniu ontem, durante duas horas, e, ao final, estabeleceu os prazos e a metodologia para ouvir as lideranças regionais sobre as candidaturas.
Adriano Abreu
Dirigentes, lideranças e deputados do PMDB participam de reunião da Executiva Estadual

A partir do dia 8 de fevereiro, as lideranças estaduais do partido, deputado federal Henrique Eduardo Alves, ministro Garibaldi Filho e deputados estaduais, estarão se reunindo com prefeitos e lideranças regionais para ouvirem a opinião sobre as alianças partidárias a serem formadas pelos peemedebistas no pleito deste ano.

“Vamos convidar prefeito, lideranças, vereadores, por região do Estado. Eles vão trazer avaliação dos seus municípios em relação às coligações que o partido pretende fazer. A gente precisa saber o que o partido quer, que caminho deseja trilhar na eleição de 2014”, disse o presidente estadual do partido, deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Ele confirmou que o partido já conversou com o PT, que deseja integrar a chapa indicando a candidata ao Senado, no caso a deputada federal Fátima Bezerra, mas também já deflagrou conversa com o PSB, legenda presidida pela vice-prefeita de Natal Wilma de Faria. “O PSB ainda não se definiu sobre qual cargo da chapa majoritária disputará”, ponderou o deputado federal Henrique Alves.

Já as conversas com o DEM, presidido pelo senador José Agripino Maia, também estão em espera. “Tem o problema deles (do DEM) a resolver, não queremos atropelar. O DEM tem uma governadora (Rosalba Ciarlini), que deverá pleitear a reeleição, não sei até que ponto o partido estará unido nessa pretensão dela. Vamos deixar que o DEM resolva primeiro os seus problemas internos para depois, apto, poder conversar conosco”, comentou. Henrique Eduardo Alves disse que as reuniões com outros partidos continuarão. “Estou conversando com muitos partidos e colocando as pretensões do PMDB. O partido pleiteia a candidatura a governador”, destacou.

O ministro da Previdência Garibaldi Filho evitou falar em “plano B” do PMDB. “Eu acredito que o PMDB vai ter candidato a governador de qualquer maneira. O partido terá, acredito, a oportunidade de levar um nome seu ao eleitorado e o nome mais viável é o de Fernando Bezerra”, comentou.

Questionado sobre o fato de ter sido citado pelo presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, como um dos nomes do partido para ser candidato ao Governo, o deputado estadual Walter Alves negou. Walter Alves. “Fico honrado com a lembrança do meu nome. Mas defendo nome mais experiente e tentarei ser reeleito deputado estadual”, destacou, defendendo o nome do ex-senador Fernando Bezerra para o Governo.

No encontro da executiva estadual do PMDB, o ex-senador Fernando Bezerra, que tem o nome cogitado para concorrer ao governo, não esteve presente. O deputado federal Henrique Eduardo Alves justificou que Fernando Bezerra não integra a executiva e nem mesmo foi convidado. “Não o convidei porque neste encontro estaríamos discutindo a candidatura dele (de Fernando Bezerra). Isso tem que ser feito entre nós e para que ele (Fernando Bezerra) possa chegar na hora quando a candidatura estiver amadurecida”, disse.

TRIBUNA DO NORTE

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Em nota, IFRN informa que vai tomar providências no caso do professor


Em nota, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do RN em Pau dos Ferros, reconhece que as notas do professor Dhiego Fernandes, atingiu a imagem do município de Pau dos Ferros e sua população.

As postagens do professor no Facebook causou revolta em Pau dos Ferros. Os estudantes fizeram um protesto. Professores de outras instituições saíram em defesa da cidade, criticando duramente a atitude do educador.

Na nota, o instituição não concorda em hipótese nenhuma com a declaração de cunho pessoal do professor Dhiego Fernandes sobre Pau dos Ferros e assegura que vai apurar e adotar as providências cabíveis ao caso.

IFRN divulga nota sobre publicação de docente em rede social

A postagem foi feita por professor do Campus Pau dos Ferros em seu perfil no Facebook

A Administração Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em virtude das recentes declarações postadas nas redes sociais a respeito do Município de Pau dos Ferros, e que foram atribuídas a professor vinculado ao Campus Pau dos Ferros desta instituição, vem apresentar os seguintes esclarecimentos:

1) As opiniões atribuídas ao referido docente não exprimem de maneira alguma o posicionamento desta instituição a respeito do Município e da população de Pau dos Ferros;

2) As manifestações veiculadas nas redes sociais manifestam opinião de ordem pessoal, em espaço pessoal, não institucional, criado de forma privada, sobre o qual este IFRN não pode exercer qualquer tipo de censura ou ingerência;

3) O IFRN compromete-se a apurar as ocorrências e tomar as providências cabíveis, garantindo amplo direito de defesa ao servidor envolvido.



Pau dos Ferros(RN), 30 de janeiro de 2014.

De fato

Justiça Federal do RN condena TIM a pagar R$ 10 milhões de indenização por danos

A operadora de telefonia celular TIM Celular S/A foi condenada pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte a pagar R$ 10 milhões de indenização por danos morais coletivos e promover a reparação de danos materiais que porventura vierem a ser demonstrados, por cada um dos usuários lesados, em execuções individuais. Em sentença proferida pelo Juiz Federal Magnus Delgado, da 1ª Vara Federal, foi definido que o valor da indenização fixada pelos danos materiais coletivos deve ser recolhido diretamente ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

No processo, a operadora TIM foi responsabilizada por falhas na prestação de serviço aos clientes. “Por mais que o princípio da livre concorrência socorra a TIM, permitindo que explore o serviço de telefonia móvel em igualdade de condições com as demais operadoras, sem que se lhe imponham restrições desarrazoadas à comercialização de seus chips e planos, ela não pode se valer dessa liberdade para atrair consumidores dos serviços de telefonia que presta sem lhes ofertar uma contrapartida adequada”, escreveu o Juiz Federal na sentença.

O magistrado analisou ainda que se os usuários pagam pelo serviço que a TIM disponibiliza é porque dele precisam, o “que impõe que esteja sempre disponível e de acordo com um razoável padrão de qualidade”.

“Não cabe à TIM decidir quando o serviço pode ou não ser usado, valendo-se de ‘bloqueios’ e/ou se omitindo quanto à implantação de estratégias de investimento aptas a evitar a sobrecarga que acarreta as ‘quedas’ incessantes das ligações”, ressaltou o Juiz Federal.

A TIM Celular S/A também foi condenada pela Judiciário a viabilizar todos os investimentos necessários à implantação dos projetos de ampliação da infraestrutura da rede de telefonia móvel, na proporção necessária a fazer frente ao incremento do número de usuários.

O Juiz Federal não acolheu os argumentos apresentados pela operadora de telefonia celular ao tentar rebater o relatório da Anatel. “Caberia à TIM provar que o serviço que presta é maravilhoso, que a narrativa constante da exordial é inverídica, que o relatório da ANATEL é uma falácia, o que, obviamente, não conseguiu fazer, até porque as referidas falhas e a insatisfação generalizada dos usuários alçaram a condição de fato público e notório”, escreveu o magistrado.

* Fonte: JFRN

Ministro do Esporte se impressiona com arquitetura da Arena


A Governadora Rosalba Ciarlini e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitaram a Arena das Dunas na manhã desta quinta-feira (30), após a abertura das reuniões dos Planos Operacionais para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, realizada na Escola de Governo.

Acompanhado da Governadora Rosalba Ciarlini, e dos secretários de estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, da Copa, Demétrio Torres, e da Segurança, Aldair da Rocha, Aldo Rebelo conheceu as instalações da praça esportiva que foi inaugurada na quarta-feira (22), e elogiou o projeto da Arena das Dunas, citado por inúmeras publicações como um das mais harmoniosas entre todos os estádios erguidos para o Mundial de 2014.

Convidado a falar sobre a Arena das Dunas, o ministro comentou: “Fiquei encantado desde quando vi a maquete e o projeto. Sempre tive a ideia que a Arena é uma obra de arte. Quem fez o projeto arquitetônico pensou não só no conforto dos torcedores e jogadores, mas também em oferecer um espetáculo visual que podemos testemunhar agora. É uma construção muito bonita que foi feita a semelhança e imagem das praias de Natal e do Rio Grande do Norte”, disse.

Na ocasião da visita, o ministro presenteou a Governadora com um exemplar do “A Pátria de Chuteiras”, de Nelson Rodrigues. O livro é uma compilação de 36 crônicas sobre futebol escolhidas por Aldo Rebelo e publicada pela editora Nova Fronteira, com o patrocínio do BNDES e Governo Federal.

De fato

Professor agride com palavras a cidade de Pau dos Ferros

Não sei o que leva uma pessoa em sua sã consciência, ofender, denegrir e “agredir” verbalmente, uma cidade de tão grande importância quanto Pau dos Ferros, cidade polo da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Pasmem, as ofensas partiram de um professor do IFRN da cidade.

A revolta está se generalizando entre as redes sociais, e os próprios alunos do IFRN. Termos chulos e de baixo calão foram rasgados por esse cidadão, contra a Princesinha do Alto Oeste.

Não sei o real motivo, que fez esse professor agir com tanta malevolência. Não posso julgar, mas a atitude foi desprezível.

O Expressão Notícia! repudia essa atitude leviana, sem nenhum tipo de fundamento, ainda mais partindo de um EDUCADOR.

Veja imagens das postagens indecentes desse cidadão. Iremos resguardar a sua foto e seu nome (mas querendo ver, clique aqui). Iremos resguardar também imagens de pessoas que comentaram a publicação.

Na mesma rede social ele se desculpou, e afirmou que não era intenção denegrir a imagem de ninguém, veja: "Eu falei minha opinião pessoal sobre a cidade de Pau dos Ferros, muito relacionado à água que por sinal já foi matéria de notícia regional e nacional. Nunca tive a intenção de ofender a população da região, pois minha crítica é ao abastecimento de água e a qualidade da água, que torna o meu estabelecimento na cidade péssimo à deplorável... Só quem vive ou mora aqui sabe o que passa. Nunca na minha postagem fui querer ofender, xingar a população de pau dos ferros ou região, pois não tenho nada contra a população daqui. Em nenhum momento das minhas postagens, eu xinguei alguém... Apenas detalhei o estado da cidade da minha forma. Se algum momento fui grosso, foi com a situação da cidade. Mas nunca contra a população, se é isto que é entenderam... Ainda tenho meu direito constitucional de liberdade de opinião, é uma pena que muitos utilizem uma rede social contra uma pessoa de forma injusta. Peço desculpas se alguém se ofendeu, mas nunca em momento algum mencionei nomes ou falei mal de alguém diretamente nas minhas postagens, foi exclusivo à situação caótica da cidade."


Fonte: Expressão Notícia!

Marketing: Banco Central lança moedas da Copa do Mundo

Brasília (ABr) - O Banco Central e a Casa da Moeda lançaram ontem nove moedas comemorativas da Copa do Mundo, que será disputada de 12 de junho a 13 de julho deste ano, em doze capitais brasileiras. A coleção, que marca a vigésima edição da Copa do Mundo de Futebol, é formada por 22.120 moedas, das quais 2.720 em ouro, 12 mil em prata e 7,4 mil de cuproníquel, que foram disponibilizadas à venda, em dinheiro, logo depois da cerimônia, na sede do Banco Central, em Brasília.
DIVULGAÇÃO
Moeda de ouro, de 4,4 gramas,está sendo vendida a R$ 1.180

As moedas foram colocadas à venda, simultaneamente, também nas regionais do banco em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e no Rio de Janeiro, bem como no site do Banco do Brasil. A moeda de ouro tem valor de face de R$ 10 e peso de 4,4 gramas e sai para o comprador a R$ 1.180. A moeda faz alusão à Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, de um lado, e no verso mostra o momento do gol, com uma bola na rede, e ao lado as estrelas que formam a Constelação do Cruzeiro do Sul.

As duas moedas de prata têm valor de face de R$ 5 e peso de 27 gramas e custam para o colecionador R$ 190. Ambas fazem alusão à Copa do Mundo, de um lado, mas, no verso, enquanto uma apresenta o mascote oficial, com desenho do tatu estilizado, a outra traz um mapa do Brasil com indicação das 12 cidades-sede da competição.

As seis moedas de cuproníquel têm valor cunhado de R$ 2 e peso de 10,17 gramas, ao custo de R$ 30,00 cada. Elas compõem a série Jogadas de Futebol, com lances típicos como a defesa do goleiro, a cabeçada, a “matada” de bola no peito, o passe, o drible e o gol.

ABr/TRIBUNA DO NORTE

Educação: Governo do Estado anuncia corte de ponto dos grevistas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, decidiu que vai cortar o ponto dos professores que aderiram à greve, iniciada nesta quarta-feira (29). O secretário adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, afirmou que a decisão já está tomada pela secretária Betânia Ramalho e que não há motivos para negociação com os profissionais.
Emanuel Amaral
Floriano Cavalcante: professores aderiram à paralisação por tempo indeterminado. Ontem, alunos ficaram sem aulas nos dois turnos

O desconto dos salários deve ser feito na folha de fevereiro, uma vez que a folha de janeiro já está fechada. De acordo com o levantamento realizado junto às Diretorias Regionais de Educação a adesão a greve tem sido baixa principalmente no interior. Nas regionais de Mossoró, Currais Novos, Apodi e Pau dos Ferros, por exemplo, o índice se aproxima de zero.

Em Natal, que tradicionalmente apresenta um maior número maior de professores que aderem ao movimento, mais de 65% das escolas funcionaram normalmente, com adesão zero. Em 25%, a adesão foi parcial, com a paralisação das aulas em determinados turnos. Somente 10% das unidades deixaram de funcionar completamente.

Na terça-feira, 28, os professores se reuniram em assembleia e decidiram paralisar os serviços a partir do dia seguinte, sob a justificativa de que acordos firmados com o Governo no ano passado não foram cumpridos. Por outro lado, Joaquim Oliveira garante que todos os pontos acordados estão sendo cumpridos e que, no caso dos três projetos de lei cobrados pelos professores, “resta esperar” pelo retorno das atividades da Assembleia Legislativa.

“Os projetos estão prontos para a votação, mas é necessário que a Assembleia retome os trabalhos, o que está previsto para 15 de fevereiro. Entendemos que não há motivos que justifiquem a greve e já é oficial que haverá o corte no ponto dos professores que não foram às salas de aula”, declarou o secretário adjunto.

Questionado se o Executivo não buscaria um acordo para evitar o prolongamento da greve, o secretário disse que não caberia ao Governo buscar um acordo porque a paralisação teria sido deflagrada sem nenhum debate junto à Secretaria de Educação. A secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, está em viagem e retornará a Natal na sexta-feira (31). A coordenadora do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, explicou que nove pontos de pauta pactuados em 2013 não estão sendo cumpridos. O Sinte convocoou nova assembleia para a segunda-feira (3). 

Escolas paradas

No primeiro dia de greve dos professores da rede estadual de ensino, as unidades abriram suas portas. Mas a maioria das salas de aulas não tinham professores. Das quatro escolas visitadas pela TRIBUNA DO NORTE, duas não tiveram nenhuma aula. Nas outras instituições, apenas os primeiros horários do dia foram cumpridos. A Seec ainda não tem um balanço que mensure o impacto da paralisação na rede estadual de ensino.

Os alunos da Escola Estadual Luis Soares, na zona Oeste de Natal, ainda não sabem quais matérias terão atrasos. Ontem, as aulas aconteceram até às 9h30 para os estudantes do 6º ao 8º ano. Já as turmas do 9º ano não tinham nenhum professor. A diretora, Sânzia Barreto, conta que ainda não sabe quantos servidores paralisaram. “Alguns vão continuar trabalhando, porque estão em estágio probatório ou não podem pagar os dias parados com aulas aos sábados”, relata. 

A professora Carla Roberta Duarte é um exemplo. “Como estou em estágio probatório, não quero arriscar”, coloca. O estudante John Everton, de 12 anos, faz o 7º ano e diz que entende as reivindicações dos grevistas mas lamenta não ter tido aulas em todos os horários. A única aula que ele assistiu foi a de Artes.

TRIBUNA DO NORTE

Rio Grande do Norte: Instituto de Previdência começa o ano com deficit de R$ 40 milhões

Vinícius Menna
repórter

O deficit mensal da Previdência Estadual aumentou cinco vezes, no comparativo entre janeiro de 2011 e janeiro deste ano. Enquanto que em janeiro de 2011, o Governo do Estado precisou injetar R$ 8 milhões para cobrir todo o gasto com o pagamento de aposentados e pensionistas, neste mês, esse deficit já chega a casa dos R$ 40 milhões. O saldo negativo diz respeito ao chamado Fundo Financeiro, reserva que é destinada ao pagamento das aposentadorias e pensões de servidores que ingressaram no serviço público até 2005.
Adriano Abreu
José Marlúcio argumentou que crescimento das despesas se deve também aos reajustes salariais

De acordo com o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (Ipern), José Marlúcio Diógenes Paiva, o saldo negativo tem crescido mês a mês e a tendência que a situação se agrave. “Em janeiro de 2011, o deficit era de R$ 8 milhões. Hoje, em janeiro de 2014, arrecadou-se R$ 62 milhões e pagou-se R$ 102 milhões, então o deficit é de 40 milhões. Em três anos, esse valor já aumentou cinco vezes. A projeção é que nos próximos seis meses esse valor já chegue em R$ 50 milhões”, afirmou.

Assim como ocorreu em outros estados brasileiros, o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado passou por uma transição gradativa do sistema de repartição simples para o sistema de capitalização. Ou seja, aqueles que entraram no serviço público estadual a partir de 2005 seguem o sistema de capitalização, através de contribuição previdenciária “segregada”, aplicada e acumulada ao longo da vida ativa do indivíduo para ser gasta no futuro com o pagamento dos benefícios dessa mesma pessoa e de seus dependentes.
 
Esse fundo, ao contrário do financeiro, acumula um superávit. Só no mês de dezembro, foram arrecadados para este fundo R$ 14,4 milhões. “Até 2005, só existia o fundo financeiro. Todas as contribuições caiam nesse fundo e com ele o Estado pagava aposentadorias e pensões. Em 2005, houve a segregação de quem entrou até 2005 e quem entrou a partir de 2005, que era uma exigência do Ministério da Previdência para que se criasse uma aposentadoria para futuro. Para quem entrou até 2005, o Governo se responsabilizou a completar as contribuições que iam para o fundo”, explicou o presidente do Ipern. 

Segundo ele, a situação também é decorrente de novas aposentadorias sem que haja uma entrada de outros servidores ao fundo, já que estes contribuem para o fundo previdenciário, não para o financeiro. Ele cita como exemplo a categoria dos professores: “Esse ano se aposentaram 3 mil professores. Enquanto estão na ativa, eles recebem pelo Governo Federal, via Fundeb, mas quando se aposentam, vêm para o Governo do Estado”, explicou.

Outro dado apresentado pelo presidente do Ipern é que já em outubro de 2013, com 25 mil aposentados e 10 mil pensionistas, o deficit chegava a quase R$ 30 milhões. Em janeiro, o deficit chega a R$ 40 milhões mensais com R$ 35 mil aposentados e 8 mil pensionistas com deficit de R$ 40 milhões. O Governo do Estado argumenta também que houve um incremento substancial nos salários dos servidores nos últimos anos, cujos reajustes contemplam os inativos, o que tem elevado a folha dos aposentados e pensionistas.

Com relação às fraudes, José Marlúcio Diógenes afirma que, após a integração do Ipern com o Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobinet), ligado ao Ministério da Previdência e aos cartórios, a verificação de pessoas que morreram é feita de maneira automática. “Desde 2013 temos trabalhado com esse sistema e não temos tido fraude”, afirma. Em 2011, em torno de mil pessoas foram descadastradas por fraude.

TRIBUNA DO NORTE

Copa do Nordeste: América empata fora de casa e mantém invencibilidade

Gol nos acréscimos mantém a invencibilidade do América

No confronto entre os dois opostos da Copa do Nordeste, não houve vencedor. O América que entrou em campo como o time de melhor campanha dentro da competição regional, não repetiu suas melhores atuações e se salvou de sofrer a primeira derrota com um gol do volante Márcio Passos, aos 48 minutos da segunda etapa. Antes o atacante Bibi havia aberto o marcador cobrando um pênalti duvidoso do zagueiro Edson Rocha no autor do tento do Confiança. Três jogadores acabaram expulsos de campo, Passos pelo alvirrubro e os sergipanos Glauber e Marcelinho, todos após os 43 da etapa final.
jorge henrique
Muito retraído, o América não conseguiu se aproveitar da velocidade de Adriano Pardal no jogo

Quem olhava a tabela e esperava um confronto de “Davi contra Golias” na tarde de ontem, no estádio no Fernando França, em Carmópolis/SE, viu um Confiança disposto a jogar suas últimas cartadas atrás de continuar vivo na luta por uma das duas vagas do grupo A para segunda fase e dar bastante trabalho aos potiguares. Com o resultado, o time natalense precisa apenas de mais um empate, no confronto do próximo sábado, em Estância/SE, quando enfrenta o Sergipe no Francão, às 20h30.

Podendo chegar apenas a sete pontos, o Confiança não alcança mais o América, sua luta agora passou a ser exclusivamente contra o rival Sergipe e o Vitória. A equipe que ainda não venceu na competição regional e não pode sequer se dar ao luxo de empatar.

Visivelmente com uma tática precavida, o América deixou que o adversário tivesse o comando das ações, com planos de aproveitar os contra-ataques. Mas o primeiro tempo teve poucas emoções, o único chute com perigo dado pelos potiguares foi aos 28, quando Rubinho bateu para defesa do goleiro Beto. Andrey também mostrou segurança para garantir a igualdade no placar.

No segundo tempo, o Confiança continuou pressionando, mas encontrava dificuldade no momento do passe final e dos arremates. O gol saiu num lance polêmico, quando Edson Rocha disputou jogada com Bibi na área e o atacante foi ao chão. O árbitro cearense marcou a penalidade que o próprio Bibi converteu.

Depois disso, o América acordou e foi para frente. O Confiança retardava o jogo, mas acabou punido aos 48 com gol de empate de Márcio Passos, nos acréscimos. No último lance, Isac ainda perdeu a chance da virada potiguar chutando uma bola para fora.

Ficha Técnica
Confiança (1) : Beto, Glauber, Bira, Valdo e Pedrinho (Vinícius Santos); Raulino, Wallace (Joelton) e Geraldo (Marcelinho); Bibi e Leandro Kivel. Técnico: Givanildo Sales.

América (1): Andrey, Adalberto; Cleber e Edson Rocha; Fabinho, Márcio Passos, Jean Cleber (Bruno), Rafinha e Raí (Walber); Rubinho (Isac) e Adriano Pardal. Técnico: Leandro Sena

Árbitro: Gleysto Gonçalves da Silva (CE) 
Gols: Bibi/CON (30’/2ºT) e Márcio Passos/AME (48’/2ºT)
Estádio: Fernando França

TRIBUNA DO NORTE

Potiguar perde a chance de assumir a liderança após empate diante do Ceará

Foto: Cézar Alves
Fidélis fica frente a frente com o goleiro do Ceará e desperdiça a chance, ainda na primeira etapa da partida

Edinaldo Moreno/Da redação

Na noite desta quarta-feira, 29, Potiguar e Ceará se enfrentaram pela 4ª rodada da Copa do Nordeste e empataram, por 1 a 1. Os cearenses com esse resultado se manteve na liderança da chave com o ponto somado indo a 8 pontos ganhos.

Já o alvirrubro vai para seis pontos e empata pelo terceiro jogo seguido e pode perder a vice-liderança nesta quinta-feira, 30, quando haverá a partida entre Treze e CRB, e caso os alagoanos vençam vão ultrapassar o Potiguar na tabela de classificação.

Na próxima rodada, o time mossoroense enfrenta o CRB, também em Mossoró, às 18h30, pelo horário local. Já os cearenses jogam no Castelão diante do Treze.

O Potiguar começou o jogo pressionando o Ceará com jogadas em velocidade pelo lado esquerdo com Fabinho Cambalhota, mas sem nenhuma chance real de gol para o time da casa.

A partir daí o jogo ficou equilibrado, com o jogo concentrado no meio de campo e o lateral-direito do Ceará, Samuel Xavier, com espaços para descer para o campo de ataque.

O Ceará passou a encurralar o Potiguar que não conseguia sair jogando e erra muitos passes, deixando a torcida nervosa. Antes dos 30 minutos de jogo, parte da torcida se mostrou impaciente e começou a pedir o nome do jogador Berg.

A grande chance do alvirrubro mossoroense ocorreu aos 31 minutos do primeiro tempo quando Fidélis recebeu passe de Rayllan e na frente de Luís Carlos desperdiçou chutando em cima do goleiro cearense.

O primeiro gol do jogo foi marcado pelo meia Souza. Após cruzamento de Vicente a bola passou por Tadeu, Magno Alves, mas não passou por Souza que só escorou abrindo o placar no Nogueirão.

No início do segundo tempo, o Ceará chegou com perigo ao gol do Potiguar. O lateral-direito Samuel Xavier cruzou na cabeça de Tadeu, que acertou a trave e na sequência da jogada Rogerinho chutou por cima do gol.

Aos 15 minutos, o técnico Flávio Barros fez duas alterações. Colocou Berg e Giovanni nos lugares de Tiago Baroni, que saiu vaiado pela torcida, e Fidélis, respectivamente.

Aos 29 minutos, um lance polêmico na área do Ceará. Vavá dominou a bola e passou para Berg, mas o zagueiro Sandro cortou o lance com a mão e o árbitro Claudionor dos Santos Júnior ficou em dúvida se marcava fora ou dentro e o auxiliar Ricardo Aragão Lima correu para alinha de fundo caracterizando que o lance foi dentro da área marcando a penalidade máxima. Vavá cobrou no meio do gol e empatou o jogo para o Potiguar.

Fim de jogo Potiguar e Ceará empataram, por 1 a 1, mesmo resultado do estádio Castelão.

JOGO

1º TEMPO

Logo no primeiro minuto, o lateral-direito Michael bateu cruzado e a zaga cearense afastou o perigo mandando a bola para fora.

Aos 4 minutos, Rayllan cobrou escanteio com perigo e a zaga do Ceará, mais uma vez, afastou o perigo.

Aos 22 minutos, Ricardinho cobrou falta com perigo para boa defesa do goleiro Ramon.

Aos 26 minutos, o atacante Tadeu, da entrada da área, chute forte e abola passou muito perto do gol defendido por Ramon que pagou geral.

Aos 29 minutos, Tadeu recebeu na entrada da área e chutou, desta vez a bola passou longe do gol.

Aos 30 minutos, Fabinho Cambalhota recebeu passe de Rayllan, no chute a bola passou por cima do gol de Luís Carlos.

Aos 31 minutos, Fidélis recebeu bom passe de Rayllan e na frente do gol desperdiçou chutando em cima do goleiro Luís Carlos, que salvou o Ceará de levar o primeiro gol.

Aos 38 minutos, em bela jogada da equipe cearense, que de pé em pé, a bola chegou ao lateral-esquerdo Vicente, cruzou rasteiro passando pelo Tadeu e Magno Alves, mas não passou pelo meia Souza escorando o a bola e abrindo o placar no Nogueirão e fazendo o primeiro gol do jogo.

Aos 41 minutos, o lateral-direito Michael entrou pela direita e chutou para a boa defesa do goleiro Luís Carlos.

Aos 42 minutos, Rayllan roubou a bola do jogador do Ceará, que passou para Fabinho Cambalhota, mas o atacante do alvirrubro desperdiçou a boa oportunidade mandando a bola longe do gol.

Aos 44 minutos, Rogerinho fez ótima jogada pela esquerda, deixando Michael na saudade e no cruzamento encontrou Magno Alves que matou no peito e na hora do arremate o zagueiro Paulo Paraíba chegou afastando o perigo.

2º TEMPO

Aos 4 minutos, Samuel Xavier cruzou e Tadeu, de cabeça, acertou a trave do goleiro Ramon. Na sobre Rogerinho chutou por cima do gol.

Aos 8 minutos, mais uma jogada pela direita do ataque cearense. Samuel Xavier cruzou e o atacante Tadeu perdeu o gol embaixo da trave dando um tremendo susto na torcida alvirrubra.

Aos 11 minutos, Tiago Baroni cobrou falta com perigo e o goleiro Luís Carlos afastou a bola de soco.

Aos 18 minutos, Fabinho Cambalhota chutou, mas a bola bateu na defesa e foi pela linha de fundo.

Aos 19 minutos, Rayllan bateu falta com perigo. A bola ficou na área e o goleiro Luís Carlos ficou com ela sem dar rebote.

Aos 21 minutos, Rayllan chutou de longe e Luís Carlos fez grande defesa salvando o time cearense do empate.

Aos 29 minutos, Vavá dominou a bola na entrada da área e passou a bola para Berg, mas ela foi interceptada pelo zagueiro do Ceará com a mão e o árbitro da partida assinalou pênalti, com o auxílio do bandeirinha.

Aos 31 minutos, Vavá cobrou o pênalti no meio do gol e empatou o jogo para o alvirrubro mossoroense.

Paz nas arquibancas

Um bom número de torcedores do Ceará veio de Fortaleza para Mossoró e assistiram ao jogo no Nogueirão. Não teve conflito. A torcida do Vovô é "aliada" da torcida uniformizada do Potiguar. Mesmo sendo "aliadas", o comandante do II Batalhão de Policia MIlitar, tenente coronel PM Alvibá Gomes, designou 130 policiais para atuarem antes, durante e depois da partida dentro e fora do estádio.

FICHA TÉCNICA

POTIGUAR X CEARÁ

4ª rodada Copa do Nordeste

Local: Leonardo Nogueira

Data: 29.01.14

Horário: 21h15

Árbitro: Claudionor dos Santos Júnior (SE)

Assistentes: Ricardo Aragão Lima e João Carlos de Jesus Santos (ambos do SE)

Gols: Souza 39’ (CEA) 1º, Vavá (POT) 31’ (2º)

Cartões Amarelos: João Marcos (CEA) 5’ (2º), Tadeu (CEA) 26’ (2º)

Cartões Vermelhos:

Renda: R$ 54.975,00

Público Pagante: 2.372

Público total: 2.672

Potiguar: Ramon; Michael, Genilson, Paulo Paraíba e Tiago Baroni (Berg); Alexandre, Rogério, Fidélis (Giovanni) e Rayllan (Magno); Vavá e Fabinho Cambalhota. Técnico: Flávio Barros

Ceará: Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson e Vicente; João Marcos, Rogerinho (Luís Henrique), Souza (Leandro Brasília) e Ricardinho; Tadeu e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares

De fato

PF prende mais um envolvido em fraude da Mega-Sena

Da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Federal prendeu ontem (28), na cidade de Araguaína (TO), mais um dos acusados de participar da fraude do falso bilhete com prêmio de R$ 73 milhões da Mega-Sena, sacado da Caixa Econômica Federal no dia 5 de dezembro de 2013.

O acusado, Márcio Xavier de Lima, entregou-se à procuradora do Ministério Público Federal (MPF) na zona norte do Tocantins, Aldirla Pereira de Albuquerque, que ouviu o depoimento e convocou o comparecimento da Polícia Federal (PF) para cumprir o mandado de prisão.

O preso foi recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína e o laudo pericial da PF comprovou que Márcio Xavier é a mesma pessoa que abriu conta-corrente na agência da Caixa em Tocantinópolis (TO) para recebimento do falso prêmio, quando usou o nome de Márcio Xavier Gomes de Souza.

A operação teve a conivência do gerente Robson Pereira do Nascimento, que pagou o prêmio sem validar o bilhete falso na central da Caixa, em São Paulo. Ele foi preso na primeira etapa das investigações, dia 18 deste mês, juntamente com o suplente de deputado federal pelo PMDB do Maranhão Ernesto Vieira de Carvalho Neto.

A PF tem mandados de prisão contra mais quatro envolvidos na fraude, que estão foragidos: Thales Henrique de Freitas, Antonio Rodrigues Filho e os irmãos Alberto Nunes Tujeiro e Paulo André Pinto Tujeiro. O delegado Omar Pepow, responsável pela investigação, acredita que outros pedidos de prisão podem surgir, de acordo com a identificação dos titulares das 200 contas suspeitas de terem movimentado os recursos da falsa Mega-Sena.

Agência Brasil/De fato

Comissão de Ética arquiva pedido de investigação contra Dilma

De O Estadão

Rafael Moraes Moura/De O Estado de S. Paulo

Brasília - O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Américo Lacombe, afirmou nesta quarta-feira, 29, que o órgão não tem competência para julgar a viagem da presidente Dilma Rousseff a Lisboa no último sábado, revelada pelo Estado. A resposta vem um dia após a liderança do PSDB na Câmara protocolar representações com pedido de investigação da viagem e dos gastos públicos envolvidos.

Ao comentar a decisão, Lacombe provocou o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), autor da representação contra Dilma, afirmando que o regulamento da comissão foi criado no governo FHC. "Qual é o problema em ir pra Lisboa? Desde que ela pague a conta dela, não tem problema nenhum", disse, ao deixar reunião nesta manhã, referindo-se ao jantar da presidente em um badalado restaurante da capital portuguesa.

Em entrevista concedida a jornalistas nesta terça, a presidente defendeu a parada técnica em Lisboa e diz escolher o restaurante que desejar já que ela mesma paga sua própria conta. "O problema de ter jantado também não é problema nenhum, desde que eles paguem. Eles disseram, o ministro de Relações Exteriores falou isso na televisão, a presidenta falou isso, cada um pagou a sua conta. Então não é problema nosso, não é problema do contribuinte", afirmou Lacombe.

"Eu indeferi liminarmente a representação contra ela porque nós não temos competência para julgar nem o presidente nem vice, só ministro de Estado pra baixo. Tá na lei e não tem como. Quem fez o regulamento não foi o presidente Lula, foi o presidente Fernando Henrique Cardoso. Se o deputado quiser, que vá se queixar com o líder do partido dele", disparou o presidente da Comissão de Ética Pública.

Segundo Lacombe, a decisão de descartar a investigação sobre a viagem de Dilma a Lisboa foi tomada por unanimidade pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

O PSDB na Câmara dos Deputados protocolou representações contra Dilma na Procuradoria-Geral da República e na Comissão de Ética da Presidência em razão da passagem de sua comitiva por Lisboa, no último sábado, mesmo sem compromissos oficiais. Nos documentos, o líder do partido na Casa, Carlos Sampaio (SP), argumenta que a permanência de Dilma e de seus ministros e assessores na capital portuguesa não teve "nenhum interesse público" e pode ter sido "um ato de deleite privado pago com o dinheiro dos impostos que sustentam o patrimônio público".

"Quem quer se queixar contra a presidente da República, vá se queixar no Senado, que é quem julga os crimes de responsabilidade dela, ou ao STF. Isso aí não é problema dessa comissão", afirmou Lacombe.

Conforme revelou o Estado, o governo português já havia sido informado da viagem de Dilma a Lisboa com antecedência, contrariando a versão oficial de que o deslocamento a Lisboa foi decidido no dia da partida de Zurique.

Questionado pelo Estado sobre a falta de transparência na agenda da presidente Dilma Rousseff, Lacombe respondeu: "E será que essa viagem não surgiu de repente? Não foi uma necessidade? Não vejo nisso (na falta de divulgação) problema nenhum."

O Estadão/De fato